Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (2024)

Olá,

Todo fim de semana a quase um mês eu tenho começado series novas, mas nenhuma me prendeu como Yeni Hayat. Passou na frente de muitas dizis, filmes e novelas na minha lista. A história é super atrativa e relevante. O enredo te faz experienciar muitos sentimentos.

O drama de Yeni Hayat aborda a vida de Yasemin Karatan a esposa de Timur Karatan. Ela sofre constantes abusos do marido e não suporta mais conviver com ele, mas também não consegue de modo legal se separar do esposo. Ele usa artimanhas, ameaças e mais uma dezena de outras estratégias para mantê-la em cárcere junto a ele.

Como eu assisti em maratona são muitos episódios para falar separadamente, então eu farei análises em pares. Hoje explorarei os acontecimentos dos episódios 2 e 3, até chegar no episódio atual, ou seja, episódio 7. Porém, acredito que ainda voltarei em outro artigo para tratar somente dos temas sensíveis que a série está abordando com tanta maestria até aqui.

Pegue sua faca e arma temos um homem escr*to para dissecar na resenha de hoje.

Vamos lá!

Episódio 2

Acompanhamos a jornada de Yasemin numa resenha empolgante do primeiro episódio (Link). Mas o segundo nos faz mergulhar ainda mais no drama dessa mulher. Vimos que plano de Yasemin é desaparecer das vistas do marido cretino, mas Adem (guarda costas) e seu senso de dever a estão impedindo.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (1)

A imagem que temos de Yasemin e seu sofrimento fica evidente nesse episódio. Ela pode ser rica, bonita e bem vestida, mas não é uma rica esnobe, com o rei na barriga. Ela não faz caridade para parecer a Madre Teresa, ela realmente ajuda as pessoas. Tem um bom e honesto coração. Se antes nós simpatizamos com ela por conta da situação de violência constante com o marido. O episódio 2 nos revela uma versão ampla e profunda dessa mulher que esconde por trás do pó e do batom um coração dilacerado.

Também descobrimos um pouco mais sobre a vida passada dela. A relação com a pobreza e a família problemática. A conversa entre Adem e Yasemin nos mostra como eram os planos e sonhos dela. Nos dá uma versão romantizada de como foi o início da relação de Timur e ela. Como tudo era perfeito como num conto de fadas. Ele ofereceu a ela uma vida nova, sem as dificuldades que ela enfrentava diariamente. Porém, isso tinha um preço.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (2)

Yasemin, no entanto, ainda não se sentia confiante de contar para Adem sobre tudo que estava acontecendo em sua vida. Mas as memórias dela nos dão luz aos fatos. Yasemin se lembra da primeira vez em que foi espancada pelo marido e porque não gosta de estar sozinha com ele.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (3)

A cena em frente ao espelho mostra Yasemin cobrindo com maquiagem aquilo que é aparente, mas sem ter condições de fazer isso com as feridas que marcam a alma e que ninguém pode ver. Anos de abusos a tornaram um ser desesperado. É perceptível os traumas que ela tenta esconder por ter uma imagem a zelar junto ao esposo respeitável.

Como a dinâmica de casal já não existe entre eles. Mas uma relação de ditatorial e obsessiva. Aqui quero elogiar o roteiro impecável que não mostra a violência, em nenhum momento vimos Timur batendo em Yasemin, nem mesmo na casa de campo. Invés disso, vemos no semblante dela o medo, o sofrimento e o desespero. Vemos também as expressões de raiva e bestialidade de Timur. Como ele se transforma em segundos de um homem carinhoso que fala “eu te amo” para um ser ameaçador e incontrolável.

A inteligência em não mostrar Timur agredindo ou violentando a esposa, cria em nós, que estamos assistindo, uma sensação de terror e indignação sem precedentes. Há séries em que a violência doméstica é mais explicita, tapas, socos e empurrões. Mas Yeni Hayat não precisou fazer isso para que em dois episódios apenas a gente quisesse a morte de Timur Karatan.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (4)

Nesse episódio vemos as duas faces desse homem obsessivo, ciumento e violento. Mas quando não está assim, é um pai bom, um marido doce e carinhoso. A imagem correta do marido agressor, que quando não está no modo assassino é o melhor homem do mundo. Porém, Timur, nos mostra a instabilidade de homens violentos. Nos fazendo lembrar constantemente o monstro que ele é. Não tem palavra melhor que o defina.

Na cena em que Yasemin tenta matar o marido após mais uma sessão de espancamento na casa de campo. Ele implora o perdão dela de joelhos, chorando e aparentemente arrependido. Timur a convence a desistir do ato. Na minha opinião foi uma cena impactante. Porque sinceramente eu consigo entender a Yasemin e o motivo pelo qual ela quer matar o marido. Ele bate nela, pelo amor de Deus. Quem consegue ser feliz ou achar que pode ser feliz assim? Quem consegue aguentar mais um dia olhando para a cara do seu agressor?

Matar ele não é o certo, não deveria ser uma opção para Yasemin, a justiça deveria ampará-la. Mas não é o caso dentro da história e dinâmica de Yeni Hayat. Ela vive dentro de um mundo onde o poder e o dinheiro corrompem até autoridades. Ela não conseguiria de modo pacífico e legal, se separar do esposo.

Timur a tem de muitas formas nas mãos dele. Com ameaças, chantagens e emocionalmente falando. Veja, um dia ela o amou e quando ele chora como uma criança nos joelhos dela implorando perdão. Isso a comove porque mostra a humanidade que ainda há dentro dele. Ou deveria ainda existir. Ela lembra de quem ele era e de como foram felizes antes de seu “verdadeiro eu” surgir com socos e pontapés.

Nessa cena em que ele implora perdão, ele mostra arrependimento, faz promessas, diz que não se importa com ele mesmo, que sofre todas as vezes que a agride. Tem noção que isso é um sofrimento para os dois.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (5)

“Eu sinto muito. Por favor, me perdoe. Yasemin, por favor, me perdoe. Se eu levantar minha mão sobre você de novo…eu juro que vou cortar meu braço sozinho. Perdoa-me, por favor.”

Ele perde desculpas, jura que não fará mais. Há um tempo de calmaria, ele finge que não fez nada, ela finge apaga com maquiagem as marcas da agressão. Uma situação surge como estopim, ele explode de novo e bate na esposa. Em seguida pede perdão novamente. O ciclo de violência continua. Yasemin está farta disso!

“Uma pessoa geralmente procura inimigos longe, e na maioria das vezes, eles estão muito próximos” Essa frase me chamou atenção quando eu revi o episódio 2 para fazer essa resenha. Quem é o inimigo de quem? Sabemos que Adem está tentando descobrir quem está por trás das ameaças para Yasemin, principalmente depois dessas ameaças se voltarem para a filha dele.

Ele não faz ideia de que Kunduzi está trabalhando junto com Yasemin. Mas ele já está desconfiado e por isso o desejo de saber mais a respeito do passado da mulher que ele está protegendo. Ainda mais quando essa mulher é extremamente misteriosa e bonita.

Esse episódio nos presenteia com algumas cenas de tirar o fôlego do guarda costas e sua patroa. Yasemin fazendo um photoshoot e trocando olhares densos e profundos com seu segurança gato. É perfeita. Uma das melhores cenas da dupla. A tensão fica presa no ar, nossos olhos se prendem aos deles naquela observação demasiada um do outro.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (6)

Não digo que são um casal porque simplesmente ainda está no campo da shippagem idealizada. Ambos são casados. Yasemin tem um marido malvado e difícil de derrubar. Adem tem uma vida disciplinada e correta com a esposa. Ele não a trairia de modo algum, mas os pensamentos são ligeiros e traiçoeiros. Impossível não pensar uma ou duas coisas “impróprias” ao lado de tal mulher.

Yasemin é bonita não por sua roupa ou aparência simplesmente. O jeito de Yasemin é elegante e bonito. O modo como anda, como sorri e fala. É um diamante brilhante, inevitável de chamar a atenção. Nevin está desconfiada e com razão. Ela se sente ofuscada pela beleza da patroa do marido.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (7)

Se pensarmos um pouco ela tem motivo para se sentir insegura no relacionamento. Adem trata tudo em sua vida de forma muito correta. Ele segue o jogo do jeito que tem que ser seguido e Nevim se acostumou a viver desse jeito. Eles são duas pessoas acostumadas um com o outro. Um casamento longo e na fase mais chata. Nevin está tentando temperar as coisas, mas só por medo de perder o marido. Seja pelo segredo que está escondendo dele ou pela insegurança em relação à patroa gata que o marido tem.

O episódio 2 termina com uma cena de cair o queixo. Yasemin para desviar a atenção do Sherlock Holmes, vulgo Adem, do seu plano para escapar das mãos de Timur, o beija inesperadamente. Isso acontece porque Kunduzi a incentiva a “se apaixonar” por Adem.

“Olha, se você quiser encerrar esse caso, vai se apaixonar pelo guarda. Só assim este caso deixará de representar uma ameaça”.

Eu tenho uma teoria, já que assisti os outros episódios em sequência a este, acredito que há muito mais debaixo do tapete. Coisas que estão em oculto diante dos nossos olhos. Será que fazer Adem se apaixonar por ela, serviria somente para ajuda-la na situação das ameaças e sequestro? Para que ninguém descobrisse que ela estava por trás disso? Ou serviria para ajudá-la num plano maior ainda contra Timur?

Fica aí o questionamento.

Episódio 3

As consequências do beijo são enormes tanto para Yasemin como para Adem. Porque alguém os filmou e esse vídeo pode significar a morte de ambos. O jogo se torna ainda mais complicado com a adição de um tal de Abdullah que está muito interessado em Adem, nas suas medalhas e em seu coração honesto.

Adem também quer a todo custo descobrir o motivo de Yasemin ter beijado ele. As suspeitas dele são verídicas porque ela realmente tentou tirar ele do foco. O que, na verdade, acabou por desencarrilhar uma investigação ainda mais profunda da parte dele. Yasemin usa suas estratégias para ludibriar o faro de Adem.

Mas ele não é qualquer ex-capitão do exército. Adem é o rambo turco, como bem disseram as legenders. Ele faz as investigações dele e se aproxima de um dos homens que tinha visto no armazém, na noite em que Yasemin foi conversar com “bandido”. Na perseguição ele acaba perdendo o homem, mas sente que está na pista certa.

A gente sabe que isso não é nada bom para Yasemin. Torcemos para que Adem não descubra e ela possa fugir do marido como planejou. Nesse episódio descobrimos que Timur além de tudo o que ele faz, ainda trai a Yasemin. ÓDIO DESSE HOMEM!

Podemos contemplar as mudanças bruscas de humor desse homem e como isso rege a temperatura do relacionamento abusivo em que os dois vivem. Yasemin vive à mercê do próximo ataque de raiva do marido. O mais interessante é que percebemos que Yasemin não faz nada para que o monstro desperte no marido. Nada.

Veja se isso não é espelhado com a realidade? A culpa nunca é da mulher, nunca. É o homem que realmente não presta nenhuma célula. Está podre por dentro. Se vale do seu poder, muitas vezes, dado pela sociedade que passa pano em suas atitudes machistas.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (8)

Há impunidade em todas as ações de Timur. Ele nunca fica numa posição inferior. Ele não sabe o que é isso. Esse poder torna mais inflamável a personalidade explosiva desse homem. Esse episódio também nos proporciona uma visão intimista da relação deles. Uma visão perturbadora, eu diria.

As cenas de Yasemin e Timur são carregadas de tensão, principalmente por conta da trilha sonora. A música que acompanha os dois incita em nós esse sentimento ruim. Veja, há várias formas de fazer com que a gente sinta terror psicológico, uma delas é através dos sons e de cenas que podem ter finais inesperados.

Como, por exemplo, a conversa entre Yasemin e Timur sobre terem filhos. Ela odeia esse homem e não quer nada com ele, desde relação sexual à filhos. Mas Timur não aceita que Yasemin não goste mais dele, e apesar de não vermos, naquela noite ele além de bater nela, deve ter violentado também.

Mas, Yasemin soube usar o momento para atingir seu maior objetivo, que é se livrar dele e de Adem. Ela precisa estar sozinha com o marido, sem seguranças, para que os seus comparsas encenem o sequestro e ela possa se libertar de vez do cativeiro violento que se tornou o seu casamento.

Essa cena foi tão perfeita que eu não sei como descrever o tamanho da minha felicidade assistindo. O sorriso dela quando percebeu que Timur aceitou sair sem seguranças, caindo na conversa dela de que queria “um dia livre com o marido”. Foi de aplaudir de pé. Ela soube administrar o lado de autocomiseração de Timur sempre depois de uma agressão, mas agora, o fez em seu favor.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (9)

Antes ela o rejeitava e não olhava na cara dele depois de uma agressão. Mas nesse dia ela viu a chance de ter a sua sonhada liberdade. Em três episódios “vimos” a frequência das agressões sofridas por Yasemin. São poucos dias de diferença entre eles e o mais interessante é que sempre ocorrem de uma mesma maneira. Por conta da obsessão descabida e o ciúme doentio de Timur. Ele não queria ter filhos no começo do casamento porque sentiria ciúmes da criança com ela. Ele é louco, gente.

Yasemin não suporta o toque do marido. A fase de trauma dela está num nível insuportável. Ela está no limiar entre viver e morrer. Ela quer que o sofrimento acabe, as vezes, da pior maneira possível. Eu penso comigo até que ponto Yasemin é capaz de ir? Planejar o próprio sequestro e morte, quando poderia usar outras formas para conseguir se separar do marido e ferrar ele. Como gravar as agressões e ameaças dele, não somente a ela, mas ao irmão que mora nos Estados Unidos.

Com isso em mãos e com um bom advogado ela poderia acabar com Timur. Não poderia? Será que ela realmente tem tanto medo dele a ponto de forjar a própria morte? Será que ela conseguiria viver sem se aproximar do irmão? Sem ter contato com as pessoas do seu passado? O que significa “uma vida nova”? para Yasemin.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (10)

Os episódios seguintes nos dão cada vez mais luz em relação ao que, de fato, significa o título dessa série. Sabemos que Yasemin tem um plano, mas acima dela há outros planos e intrigas que vão além daquilo que ela e a gente imagina.

Mas vamos discutir isso nos próximos artigos e resenhas de Yeni Hayat.

Até mais!

Agradecimentos ATB

Às fãs de Yeni Hayat por aí.

Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (11)
Yeni Hayat – Resenha Episódio 2 -3 (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Aron Pacocha

Last Updated:

Views: 5854

Rating: 4.8 / 5 (48 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Aron Pacocha

Birthday: 1999-08-12

Address: 3808 Moen Corner, Gorczanyport, FL 67364-2074

Phone: +393457723392

Job: Retail Consultant

Hobby: Jewelry making, Cooking, Gaming, Reading, Juggling, Cabaret, Origami

Introduction: My name is Aron Pacocha, I am a happy, tasty, innocent, proud, talented, courageous, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.